Connect with us

Politica

João Lourenço reúne-se hoje com Tshisekedi em Kinshasa

Published

on

Após reunir esta sexta-feira, 11, com o presidente do Rwanda, Paul Kagame, em Kigali, João Lourenço desloca-se hoje, 12, para Kinshasa, dentro do plano de mediação da tensão política e militar entre o Rwanda e a República Democrática do Congo (RDC).

“Está cumprida mais uma etapa dos esforços de mediação do Presidente João Lourenço na crise de segurança que abala as relações de boa vizinhança entre a República Democrática do Congo e o Rwanda”, diz a publicação no Facebook da Presidência.

Hoje, o presidente João Lourenço desloca-se à cidade de Kinshasa, para um encontro na capital congolesa com o Presidente Félix Antoine Tshisekedi, a fim de “tentar avançar a busca de entendimento e concórdia no eixo Kigali-Kinshasa”.

De ressaltar, que Angola preside a Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), bloco geográfico a que pertencem também o Congo Democrático e o Rwanda.

No início do mês de Junho deste ano, o presidente da República Democrática do Congo visitou o presidente angolano, na Cidade Alta, para falar sobre a escalada da tensão entre o seu país e o Rwanda.

A crise entre os dois países cresceu, nos últimos meses, após o reinício, em Março último, dos combates entre o exército da RDC e o movimento M23, que, segundo as autoridades de Kinshasa, é apoiado pelo país vizinho.

Conforme o Correio da Kianda noticiou anteriormente, a pacificação entre a República Democrática do Congo e o Rwanda esteve no centro de uma reunião tripartida, que ocorreu no dia 05 de Novembro, em Luanda, entre entidades militares de Angola, enquanto mediador, e dos dois países em conflito.

Presidida pelo ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, general Francisco Pereira Furtado, participaram do encontro representantes do Serviço de Inteligência Externa (SIE) de Angola, da Agência Nacional de Inteligência (ANR) da RDC e dos Serviços de Segurança e Inteligência Nacional (NISS) da República do Rwanda, bem como de um representante do Mecanismo “Ad Hoc” de Verificação.

 https://correiokianda.info/tensao-na-rdc-representantes-militares-da-republica-democratica-do-congo-e-do-rwanda-reunidos-em-luanda/

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.