Connect with us

Politica

João Lourenço reúne-se com presidente Chinês

Published

on

O presidente da República, João Lourenço, reuniu-se no domingo com o presidente chinês Xi Jinping, antes da Cúpula de Beijing 2018 do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC, em inglês).

Lourenço declarou que as relações Angola-China são fortes e estáveis. Também agradeceu à China por suas contribuições à reconstrução e desenvolvimento socioeconômico de seu país e afirmou que Angola adere firmemente à política de Uma Só China.

A China sempre estendeu a mão quando a África esteve em maus lençóis e tem desempenhado um papel decisivo na paz e desenvolvimento africanos, disse Lourenço, que acrescentou que as nações africanas honram deveras sua amizade com a China e esperam ter uma participação ativa no desenvolvimento do FOCAC.

Ao indicar que China e Angola exploraram um caminho singular de desenvolvimento comum desde que os dois países estabeleceram a parceria estratégica há oito anos, Xi pediu esforços para elevar esta parceria a um nível superior, aproveitando a ocasião da celebração do 35º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas sino-angolanas.

Xi disse que a China está disposta a fortalecer os intercâmbios entre os partidos governantes e o compartilhamento da experiência de governança com Angola, aprofundar a cooperação em todas as áreas e intensificar a comunicação e coordenação acerca dos relevantes assuntos internacionais.

A China deseja alinhar a Iniciativa do Cinturão e Rota com a estratégia de diversificação econômica de Angola, além de continuar proporcionando assistência, sem impor pré-condições políticas, aos importantes projetos adequados à estratégia de desenvolvimento nacional de Angola, disse Xi.
Depois da reunião, os dois líderes testemunharam a assinatura de documentos de cooperação bilateral.

C/ Agencia XINHUA