Connect with us

Politica

João Lourenço reúne Kagame e Tshisekedi à mesma mesa

Published

on

Está prevista, para os próximos dias, uma reunião entre os presidentes Félix Tshisekedi (República Democrática do Congo) e Paul Kagame (Rwanda), anunciou esta terça-feira, 27, o ministro das Relações Exteriores, Téte António.

Ontem, o chefe de Estado angolano esteve reunido com Tshisekedi durante cerca de três horas, na Cidade Alta, em Luanda, tendo o presidente da RDC confirmado presença no encontro com Kagame.

A reunião com os dois Chefes de Estado é uma conquista do presidente João Lourenço, na qualidade de medianeiro designado pela União Africana para ajudar a conter os conflitos no leste da RDC.

“O encontro tem como finalidade acabar com a crise prevalecente no Leste da República Democrática do Congo e o retorno de uma paz sustentável entre os dois países”, informou, Téte António, sem, entretanto, avançar data e local.

Desde a intensificação dos conflitos entre as Forças Armadas da RDC e o M23, em Kivu do Norte, que Kinshasa e Kigali estão de costas viradas, com a RDC a acusar o Ruanda de financiamento ao grupo rebelde, acusação negada pelo presidente Kagame.

Numa nova página do conflito, recentemente, os Estados Unidos da América reconheceu publicamente e condenou o apoio de Ruanda ao M23, apelando ao governo ruandês para retirar imediatamente todas as suas forças do Congo.

Apelou, igualmente, aos rebeldes para se retirarem das suas actuais posições perto de duas áreas urbanas na província do Kivu do Norte.