Ligar-se a nós

Politica

João Lourenço regressa ao país

O Presidente da República, João Lourenço, regressou na noite desta quarta-feira a Luanda, proveniente de Beijing, onde participou no III Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), que decorreu nos dias 3 e 4 do mês em curso.

Publicado

em

À sua chegada a Luanda, o estadista angolano, acompanhado pela primeira-dama, Ana Dias Lourenço, recebeu cumprimentos de boas-vindas do Vice-presidente da República, Bornito de Sousa, de membros do governo e de altos funcionários do seu gabinete.

Sob o lema “China e África, rumo a uma comunidade cada vez mais forte, com futuro partilhado através da cooperação com ganhos mútuos”, reuniram-se em Beijing mais de 50 dignitários de países africanos, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, o presidente da União Africana (UA), Paul Kagame, entre outras entidades convidadas.

O João Lourenço participou pela primeira vez no evento como Presidente da República, cargo para o qual foi eleito, em Agosto de 2017.

A Cimeira adoptou uma declaração de princípios que vai nortear a cooperação China-África e o respectivo plano de acção para o período 2019/2025.

No plano quinquenal, a referida declaração estabelece acções direccionadas aos sectores da agricultura, segurança alimentar, desenvolvimento de infra-estruturas, recursos humanos e transferência de tecnologia.

Entretanto, a grande novidade desta Cimeira é a integração, no plano de acção, de projectos que apontem para uma componente de desenvolvimento com ganhos recíprocos.

Desde sábado em Beijing, João Lourenço reuniu-se com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, e com o secretário-geral da ONU, António Guterres.

A cimeira, que acontece pela segunda vez em solo chinês, é uma plataforma de consultas e diálogo colectivo, cujo objectivo é o do fortalecimento de consensos, aprofundamento das relações de amizade, bem como a intensificação e promoção da cooperação.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD