Connect with us

Destaque

João Lourenço recebe felicitações dos quatro cantos do mundo

Published

on

O primeiro Chefe de Estado a felicitar o Presidente eleito ainda João Lourenço não podia ser considerado eleito, a 26 de Agosto, três dias depois das eleições gerais, foi o português Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhando na mensagem os laços fraternais que unem os dois povos.

Só que, em Luanda, a oposição não gostou da rapidez com que Marcelo rebelo de Sousa felicitou o seu futuro homólogo, tendo este sido acusado pela UNITA de estar a dar como garantido algo, a vitória de Lourenço, antes de legalmente essa realidade estar confirmada, ou seja, a colocar o carro à frente dos bois.

Mas Marcelo não foi o primeiro a fazê-lo. O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe antecipou-se quando, um dia antes, a 25 de Agosto, enviou as felicitações a João Lourenço, ao MPLA e ao povo angolano.

“Em primeiro lugar felicito o povo angolano, porque, penso que o processo eleitoral decorreu com a maior normalidade”, disse Patrice Trovoada, adiantando que inclui o povo angolano e o MPLA nas suas felicitações.

E desejou ao “futuro Presidente todas as felicidades e toda sorte necessária para poder levar ainda Angola para outros patamares mais altos”, conseguindo assim ser o primeiro governante a desejar “sorte” ao agora Presidente eleito de Angola.

Menos apressado foi Xi Jinping, o Presidente chinês que só hoje, via Xinhua, a agência estatal chinesa, endereçou a João Lourenço as felicitações pela eleição, sublinhando a importância da parceria estratégica que une os dois países.

“Eu vejo como muito importante o desenvolvimento das relações entre a Chia e Angola e estou pronto para trabalhar consigo para impulsionar ainda mais essa parceria estratégica por forma a beneficiar os dois países”, disse Xi a Lourenço na mensagem enviada de Pequim para Luanda.

Mais lesto fora, no entanto, o outro líder de uma grande potência, Vladimir Putin, Presidente russo, que já a 29 de Agosto tinha formulado votos de sucesso a João Lourenço numa curta mensagem.

Dos gigantes China e Rússia para o pequeno arquipélago de Cabo Verde, de onde o Presidente José Carlos Fonseca emitiu a mensagem de felicitações, bastante mais extensa que a oriunda de Mosco, manifestando o Chefe de Estado das ilhas da “morabeza” o desejo de trabalhar em conjunto com o seu homólogo eleito angolano.

“No momento em que acaba de ser eleito Presidente da República de Angola, país com o qual Cabo Verde mantém fortes laços históricos, de amizade e de cooperação, gostaria de, em primeiro lugar, felicitar vossa excelência pela sua vitória”, escreveu Jorge Carlos Fonseca.

Que acrescentou ter toda a disponibilidade e o seu “firme propósito” de trabalhar para o “fortalecimento das relações no plano bilateral, da CPLP e no quadro multilateral, como países e povos amantes da liberdade e da paz”.

Da Cidade da Praia para Bissau, de onde José Mário Vaz, presidente guineense, endereçou as “calorosas felicitações” a João Lourenço, bem como os “votos de felicidades e bem-estar” a par dos desejos de “progresso para o povo amigo de Angola”.

Vaz disse ainda que é sua intenção tudo fazer para estreitar os laços de amizade que unem os dois países e a consolidação e estreitamento da cooperação bilateral.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *