Politica

João Lourenço recebe antigo Presidente de Moçambique

Publicado

em

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu nesta segunda-feira, 10, em audiência, o antigo Presidente de Moçambique, Joaquim Alberto Chissano.

Joaquim Chissano encontra-se no país nas vestes de convidado para a cerimónia dos 50 anos da Independência Nacional, a realizar-se nesta terça-feira, 11 de Novembro.

Em audiência, o antigo estadista e João Lourenço, abordaram questões de âmbito político, social e internacional, bem como temas relacionados a cooperação bilateral entre os dois países.

Em declarações à imprensa, Joaquim Chissano, mostrou-se honrado pelo convite:

“Vim aqui, em primeiro lugar, para agradecer ao Presidente João Lourenço pelo convite que ele teve a gentileza de me endereçar para vir participar nesta grande efeméride que é a celebração dos 50 anos de Angola”, disse.

O antigo estadista falou da longa história de cooperação entre Moçambique e Angola, desde o período pré-independência, em que se deu a luta conjunta contra o colonialismo, até os dias actuais.

Recordou a sua participação no encontro realizado a 10 de Fevereiro entre os então Presidentes Samora Machel e Aristides Pereira, que deu início ao encorajamento ao Presidente Agostinho Neto para voar a Luanda e declarar a independência de Angola, gesto que foi crucial para o fortalecimento da luta regional contra o antigo regime instalado na África do Sul.

“Moçambique esteve tão unida como isso”, disse o ex-estadista e reiterou que apesar de já não ocupar cargos governamentais, pretende continuar a colaborar e a aconselhar Angola em matérias de cooperação bilateral, política e económica, reforçando o compromisso histórico entre os dois países.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version