Connect with us

Economia

MPLA: João Lourenço quer maior aposta no Agro-negócio

Published

on

O líder dos camaradas falava neste sábado, 11, quando procedia ao lançamento da pré-campanha do seu partido, na província do Moxico, visando às eleições gerais agendadas para 24 de Agosto próximo, as quintas na história da democracia do país.

João Lourenço garantiu que o governo deverá criar incentivos para permitir que os empresários nacionais e estrangeiros olhem para o agro-negócio com seriedade, tendo em conta as potencialidades de Angola, a fim de produzir trigo, arroz e milho.

“O país tem condições para alavancar o agro-negócio. Temos água em abundância, terras aráveis e um clima propício para a agricultura. Temos um país com potencial para deixarmos de importar e produzir para exportar”, afirmou categórico.

Para o político, a promoção do agro-negócio é uma tarefa que não pode estar limitada ao governo, mas do empresariado, cabendo apenas ao governo criar políticas e incentivos para que se possa levar avante a aposta que se pretende na agricultura.

Disse ainda que a ideia de que a prática de agricultura está circunscrita às províncias do Huambo, Bié, Cuanza Norte, Malange e Uíge é “falsa”, pois em todas as províncias do país existem condições favoráveis.

“As províncias do Leste têm excelentes condições para a agricultura: Têm muito potencial em termos de terras aráveis, um longo e rico percurso de água e condições climáticas que propiciam e convidam ao agro-negócio”, reforçou

O líder do MPLA defendeu também a necessidade de se aplicarem as medidas necessárias contra as acções do desflorestamento, aconselhando os empresários do ramo madeireiro a apostar na agricultura.