Politica
João Lourenço promete indulto para angolanos a cumprirem penas nos estabelecimentos prisionais
Sem avançar nomes, nem número, o Presidente da República, João Lourenço, garantiu esta terça-feira, 24, conceder indulto a cidadãos que se encontram a cumprir penas nos estabelecimentos prisionais do país.
“No quadro do quinquagésimo aniversário da Independência Nacional, nos próximos dias, vou assinar o Decreto Presidencial que indulta um certo número de cidadãos condenados e que cumprem penas nos estabelecimentos prisionais, acto que voltará a acontecer ao longo do ano em datas a determinar”, disse.
O Chefe de Estado angolano, que prestou tais declarações durante Mensagem de Fim de Ano dirigida hoje à Nação, deixou ainda uma “palavra de conforto aos doentes acamados, aos cidadãos que se encontram a cumprir penas nos estabelecimentos prisionais, aos médicos, enfermeiros e outros trabalhadores da saúde em serviço de turno, aos militares, polícias, bombeiros, tripulações e equipas da aviação e marinha, aos trabalhadores das sondas e outros que, por dever de ofício, estarão privados do convívio familiar”.
O Titular do Poder Executivo aproveitou a ocasião para reafirmar a prioridade da sua Governação, a saber, o combate à pobreza, ao desemprego e à desigualdade social.
“O programa de inclusão social teve um impacto directo nas comunidades mais vulneráveis e diversas medidas foram adoptadas para melhorar o acesso à saúde, à educação e aos serviços básicos em todo o território nacional”, assegurou.
Felicitou, igualmente, os jovens angolanos que estão “a colocar o desporto a um nível que desperta atenção e merece o reconhecimento do nosso continente e do mundo”.
“Todas as modalidades têm vindo a crescer, a produzir campeãs e campeões, que trazem já um respeitável número de taças e de medalhas das competições internacionais em que participam”, ressaltou.
João Lourenço lançou também um olhar para o ano que se finda, como de grande superação por parte de todos os angolanos:
“O ano de 2024 foi marcado por uma série de acontecimentos que nos moldaram como Nação e mostraram, mais uma vez, a nossa capacidade de enfrentar adversidades e de avançar com determinação”.
Deixou ainda uma mensagem de esperança, em torno dos projectos em curso: “o nosso interesse, acima de tudo, é que essas acções contribuam, de facto, para a constante melhoria das condições de vida dos cidadãos, para a redução das desigualdades e a inclusão social, para a protecção dos mais frágeis e desfavorecidos, das crianças, das mulheres, dos velhos, dos doentes e incapacitados”.
Apelou, igualmente, ao envolvimento, sobretudo dos jovens e mulheres para que 2025, ano em que se comemora os 50 Anos da Independência, Angola esteja melhor em todos os níveis.
“Para que todos estes propósitos tenham realização efectiva e duradoura, é indispensável a participação activa e cívica de todos os cidadãos, em especial da juventude, força e garantia do futuro, e das mulheres, que desde sempre tiveram e continuam a ganhar um acentuado protagonismo na nossa sociedade”, ressaltou, o Presidente da República.
Pingback: PRS cobra resultados no combate à fome e pobreza - Correio da Kianda - Notícias de Angola