Connect with us

Politica

João Lourenço participa na reunião da ONU sobre a situação dos Grandes Lagos

Published

on

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, viaja esta segunda-feira para Nova Iorque, a fim de participar na sessão especial do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a situação na República Centro Africana (RCA).

João Lourenço desloca-se à sede da ONU na qualidade de Presidente da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), de acordo com o seu porta-voz, Luís Fernando.

O porta-voz do Presidente da República disse que o estadista angolano ausenta-se do país por alguns dias para trabalhar em prol da diplomacia africana, da paz e da estabilidade na região dos Grandes Lagos, concretamente na RCA.

Angola assume a presidência rotativa da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos desde Novembro de 2020.

Durante a reunião do Conselho de Segurança da ONU, prevista para quarta-feira, João Lourenço fará o ponto de situação do que tem estado a ser feito, sob liderança de Angola, no esforço colectivo de procura da paz e segurança na RCA.

Em Janeiro e Abril do corrente ano, realizaram-se em Luanda duas mini-cimeiras, por iniciativa da presidência angolana da CIRGL, eventos a que se seguiram três outras reuniões de ministros dos Negócios Estrangeiros de Angola, Rwanda e da RCA, em Maio e Junho, em Bangui (RCA), visando harmonizar ideias e posições para a implementação de um roteiro que conduza à paz.

Na RCA, as autoridades debatem-se, entre outros grandes desafios, com a presença de forças negativas de várias tendências, ideologias e matrizes, bem como o drama de não poder adquirir armas, devido a um embargo decretado pelo Conselho de Segurança da ONU.

A República Centro Africana tem no seu território a Missão de Estabilização Multidimensional Integrada das Nações Unidas (MINUSCA), aprovada em 2014.

De acordo com o porta-voz Luís Fernando, “são vários os pronunciamentos do Presidente João Lourenço, que tem advogado abertamente” o fim do embargo de armas decretado à RCA.

Por Angop 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (6)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (88)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD