Politica
João Lourenço orienta reunião da União Africana para nomeação de novo mediador do conflito na RDC
Foi de um modo virtual, que o Presidente da União Africana, João Lourenço, dirigiu este sábado, um encontro de Chefes de Estado e Governo da Mesa da Conferência da União Africana.
O encontro se encarregou da abordagem de questões urgentes da agenda continental, entre as quais a paz e segurança no Leste da República Democrática do Congo.
Debateu o tema da nomeação de um novo mediador para o conflito entre a República Democrática do Congo e o Ruanda, na sequência da decisão tomada por Angola.
A Comissão da organização, segundo o regulamento da Assembleia da União Africana, levará a cabo um processo de consultas junto dos restantes Estados membros da União Africana, findo o qual, será anunciado o nome da entidade escolhida para ser o mediador do conflito no Leste da RDC.
O cientista político Eurico Gonçalves afirma que esta reunião, se traduz no empenho que tem sido desenvolvido nos últimos tempos pelo Presidente João Lourenço, que passam por pôr fim aos conflitos que se registam no continente.
O também comentador residente na Rádio Correio da Kianda disse, por outro lado que o novo mediador, deve adaptar como estratégias, a defesa intransigente na transformação do conflito em cultura da paz, entre os beligerantes, persistente em ser o terceiro imparcial no conflito e capaz de exigir que as partes possam assumir a pacificação.
Eurico Gonçalves aponta como os principais objetivos do novo mediador, questões como assegurar paz definitiva entre a RDC e o Ruanda, para além de garantir a paz inclusiva no interior das fronteiras e fazer face aos vários retrocessos que irão emergir no processo de pacificação.