Connect with us

Politica

João Lourenço já está em Luanda

Published

on

O Presidente da República, João Lourenço, regressou na noite desta quarta-feira a Luanda, proveniente de Kigali, República do Rwanda, onde rubricou, na companhia de 53 líderes africanos, o acordo para o lançamento da Zona de Livre Comércio Continental (ZCLC), no âmbito da X Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA).

João Lourenço foi o 4º estadista a assinar os três instrumentos jurídicos do acordo sobre a Zona de Livre Comércio, da Livre Circulação de Pessoas e a Declaração de Kigali.

A Zona de Livre Comércio é um projecto da Agenda 2063, uma visão a longo prazo da União Africana (UA) para uma África integrada, próspera e pacífica.

Perspectiva criar um mercado de 1.2 biliões de consumidores, com a elevação do comércio intra-africano de 16 para 53 porcento, sendo que Angola é um dos países que defende a existência desta comunidade.

No entanto, para que a Zona de Livre Comércio comece a vigorar é necessário que metade dos parlamentos dos países que o assinaram ractifiquem este instrumento.

A UA é uma organização internacional que promove a integração entre os países do continente africano nos mais  diferentes aspectos, com destaque para a unidade e a solidariedade entre os povos de África.

Fundada em 2002 e sucessora da Organização da Unidade Africana, criada em 1963, defende a eliminação do colonialismo, a soberania dos estados africanos e a integração económica, além da cooperação política e cultural no continente.

À sua chegada à capital do país, João Loureço recebeu, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, cumprimentos de boas vindas do vice-presidente da República, Bornito de Sousa, do governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, entre outras entidades.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *