Connect with us

Politica

João Lourenço garante realização das eleições em 2022

António Cassoma

Published

on

O Presidente da República, João Lourenço, garantiu, no último sábado, 12, a realização das eleições gerais em 2022, em respeito ao ciclo eleitoral estabelecido na Constituição de Angola.

“O país entrou numa rotina em que, em cada 5 anos, faça sol ou chuva, haverá eleições gerais”, disse o Chefe de Estado.

Em declarações à imprensa, à margem da inauguração do novo Hospital Provincial do Bié “Dr. Walter Strangway”, João Lourenço assegurou que Angola realiza as eleições gerais, a cada 5 anos, que resulta na eleição do Presidente da República e dos deputados à Assembleia Nacional.

Sobre a provável criação de uma Frente Patriótica pela oposição política, liderada pela UNITA para concorrer às próximas eleições gerais, João Lourenço, disse que os partidos políticos estão no seu direito de “chamar os amigos e vizinhos” para ajudarem a derrotar o adversário.

O Presidente da República afirmou não existir condições para realização das eleições autárquicas para este ano como se previa.

“O Conselho da República considerou não haver condições para a realização das mesmas este ano, em virtude de algumas condições prévias não estarem totalmente concluídas”, reafirmou

Apontando como principais elementos condicionais como “registo eleitoral oficioso e sobre o pacote legislativo autárquico, que estão por concluir”.

Reconheceu que a Assembleia Nacional fez um esforço em aprovar parte do pacote legislativo autárquico, que vai dar suporte à realização das primeiras eleições autárquicas em Angola.

Lembrou que só com a aprovação de todas as leis do referido pacote, o Titular do Poder Executivo estará em condições de depois de auscultar as forças políticas e a sociedade, convocar as eleições autárquicas.

Segundo o Chefe de Estado “todos estão a trabalhar afincadamente no sentido de reunir as condições que tornarão possíveis a realização das autarquias”.

“Não há culpados” pelo adiamento das eleições autárquicas, diz João Lourenço

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (74)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (14)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2020 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD