Connect with us

Politica

João Lourenço fará intervenção na cimeira dos líderes mundiais do Sul Global

Published

on

“Os desafios actuais do desenvolvimento e o papel da ciência e tecnologia” é o debate que o Grupo dos 77+China propõe para esta sexta-feira, 15, num evento a decorrer em Havana, capital de Cuba, que conta com a presença do Presidente da República, João Lourenço, que, inclusive, fará uma intervenção.

Segundo o programa, os Chefes de Estado e de Governo, convocados pelo presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, pretendem “fomentar um debate sobre o tema e analisar os principais desafios que se colocam aos países do Sul Global para alcançar o Desenvolvimento Sustentável, com foco naquilo que é o papel da ciência, tecnologia e da inovação no apoio à segurança alimentar, saúde, aos novos processos produtivos, ao bem-estar humano e à criação de um ambiente saudável”.

“O exercício é extensivo à análise da gestão governamental e do sector privado, o contributo da Educação e da ética na ciência e tecnologia, os modelos de ciência aberta, o papel das ciências sociais e humanísticas conformadas ao desenvolvimento das sociedades, entre outros”, ressalta o programa.

Os líderes almejam ainda lançar as bases das posições e dos interesses que o grupo deverá defender no contexto dos múltiplos processos de negociação multilateral em curso, porém de grande relevância para o G 77 e para a China, como o Pacto Digital Global, o processo de Revisão Geral da Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação (WSIS+20), a Cimeira dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Cimeira do Futuro, dentre outros, “para os quais será necessária uma acção concertada”.

Sobre a recente visita de Miguel Díaz-Canel a Cidade Alta, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, disse que Angola e Cuba tem “estado a adaptar a relação aos imperativos do momento”.

“Vamos continuar a trabalhar de forma concertada, do ponto de vista dos interesses bilaterais, mas também em fóruns como estes, no quadro multilateral, pois a concertação de posições é outra vertente desta cooperação entre os dois países”, afirmou.

https://correiokianda.info/joao-lourenco-vai-participar-na-cimeira-do-grupo-77-em-cuba/

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas