Politica
João Lourenço efectua visita de Estado às Ilhas Comores
O Presidente da República, João Lourenço, viaja este domingo, 26, às Ilhas Comores, para participar na cerimónia de investidura do Presidente Azali Assoumani.
Com 65 anos, Assoumani venceu as eleições de 14 de Janeiro com 62,97% dos votos, garantindo um mandato de cinco anos, seu terceiro consecutivo.
Anteriormente, governou de 2002 a 2006 e de 2016 até este ano. Azali Assoumani assumirá o seu quarto mandato após ser reeleito. A cerimónia de posse irá contar com a presença de diversos chefes de Estado e de Governo africanos.
Oficialmente conhecidas como República Federal Islâmica das Comores, têm como capital Moroni e são um arquipélago de quatro ilhas no Oceano Índico. Localizam-se perto de Madagascar (a sudeste), Ilhas Seychelles (ao norte) e Moçambique (a leste).
Embora sejam o terceiro menor país da África, sua posição geográfica é estratégica. O arquipélago possui uma área de 1.861 quilômetros quadrados e uma população de mais de 800 mil habitantes. A população é predominantemente islâmica (98%), com uma pequena minoria cristã que, embora possa praticar sua religião, é proibida de disseminá-la ou fazer propaganda dos seus princípios.
Segundo comunicado da presidência, João Lourenço, que também é presidente em exercício da SADC, organização da qual as Ilhas Comores fazem parte, retornará a Luanda no mesmo dia.