Connect with us

Politica

João Lourenço e Tshisekedi voltam a conversar sobre conflitos no Leste da RDC

Published

on

A situação no Leste da República Democrática do Congo dominou a conversa telefónica entre os estadistas de Angola e da RDC, João Lourenço e Félix Tshisekedi, esta quarta-feira, 24, refere uma nota de imprensa dos Serviços de Apoio ao Presidente da República a que o Correio da Kianda teve acesso.

A deterioração do clima de segurança no Leste do Congo Democrático tem obrigado a uma intensificação dos esforços diplomáticos de Angola, na pessoa do seu presidente, sobretudo, na condição de medianeiro.

A tensão no Leste da RDC cresceu nos últimos meses, após o reinício, em Março do ano passado, dos combates entre o exército congolês e o movimento M23, segundo as autoridades de Kinshasa, apoiado pelo Rwanda, país vizinho.

Vale recordar, que Angola preside a Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), bloco geográfico ao qual pertence a RDC.

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, foi mandatado pela União Africana para mediar o conflito, daí que se tem multiplicado em iniciativas para alcançar a paz na região.

Vencedor das eleições de 20 de Dezembro, com 73,74 por cento dos votos, Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo foi investido no dia 20 de Janeiro, no cargo de presidente da RDC, para mais um mandato de cinco anos, numa cerimónia que contou com a presença de vários estadistas, inclusive o presidente angolano.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.