Ligar-se a nós

Politica

João Lourenço e Tshisekedi analisam crise no leste da RDC em visita relâmpago a Luanda

Publicado

em

O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, efectuou esta segunda-feira, 5, uma breve visita de trabalho a Angola, tendo como objectivo central avaliar a situação de segurança no leste do seu país, região assolada por confrontos armados e instabilidade persistente.

O estadista congolês foi recebido em Luanda pelo Presidente da República de Angola e Presidente em exercício da União Africana, João Manuel Gonçalves Lourenço, num encontro realizado no Palácio Presidencial da Cidade Alta. A deslocação durou apenas algumas horas, com regresso de Tshisekedi a Kinshasa ainda no mesmo dia.

À saída do encontro, o Presidente da RDC explicou aos jornalistas que a sua vinda a Luanda teve como foco principal a busca de soluções para a paz no leste congolês, sublinhando o papel de Angola e da União Africana nos esforços de mediação regional.

Segundo Félix Tshisekedi, o Presidente João Lourenço apresentou “algumas propostas muito interessantes”, que, no seu entender, podem contribuir de forma significativa para a estabilização e o restabelecimento da paz naquela parte do território congolês.

Apesar dos esforços diplomáticos em curso, o Chefe de Estado da RDC admitiu que a situação no terreno continua crítica, descrevendo o conflito como “uma guerra que nos foi imposta”, numa referência às ações de grupos armados que operam na região leste do país.

A visita reforça o papel de Angola como actor-chave na diplomacia regional e evidencia o envolvimento direto da Presidência angolana, no quadro da União Africana, na procura de soluções políticas e de segurança para um dos conflitos mais complexos da região dos Grandes Lagos.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD