Connect with us

Politica

João Lourenço e Macron convencidos do aprofundamento da cooperação bilateral

Published

on

João Lourenço e Emmanuel Macron estão convencidos do aprofundamento bilateral da cooperação entre Angola e França. A afirmação foi feita hoje pelo especialista Mário Gerson, durante a rubrica Visão Global, do programa Capital Central.

Ontem, os dois estadistas realizaram uma reunião por via telefónica, que, segundo a Presidência, serviu para “abordar o estado das relações bilaterais e também questões de natureza regional”, num momento que a França vem perdendo influência sobre as suas antigas colónias na África Ocidental.

De ressaltar que pelo menos três antigas colónias francesas estão actualmente a ser governadas por Juntas Militares, a saber, o Níger, Mali e Burquina Fasso.

Recentemente, o primeiro-ministro do Senegal, Ousmane Sonko, sugeriu a possibilidade de fechar as bases militares francesas no país, em um discurso abrangente que também tratou da moeda franco CFA. O líder da transição do Mali chegou mesmo a acusar Paris de ter impresso notas falsas para prejudicar a economia do país.

Enquanto isso, em França, há duas semanas, Militantes do partido de Emanuel Macron mostraram-se conformados com a decisão de dissolver o Parlamento, após uma clara derrota para a União Nacional (extrema-direita) nas eleições europeias, que deixam o país com “futuro incerto”.

O Chefe de Estado francês convocou ainda legislativas antecipadas para 30 de Junho, numa primeira volta, e numa segunda para 07 de Julho.