Desporto
João Lourenço doa bicicletas à Fundação “Pepino”
O Presidente da República, João Lourenço, ofereceu um lote de bicicletas à escola de ciclismo da Fundação Alberto da Silva “Pepino”, para massificação da modalidade nos escalões de base, informou hoje, terça-feira, à Angop, o coordenador do projecto, Walter Silva.
Segundo Walter Silva, que falava à Angop por ocasião da apresentação pública das bicicletas e do plantel da referida escola para temporada 2020, o gesto do Chefe de Estado é de grande significado e demonstra o seu interesse na massificação da modalidade.
Walter Silva, filho do falecido ciclista “Pepino”, considera que as bicicletas vão ajudar a alcançar o objectivo da equipa nesta temporada, que é o de atingir vários pódios nas diversas categorias.
Entretanto, a esposa de Alberto da Silva “Pepino”, Maria Odeth Silva, presidente da fundação, mostrou-se satisfeita com a surpresa e solidariedade demonstrada por João Lourenço, augurando que os atletas da escola saibam representar com dignidade o nome do seu patrono.
O plantel da escola de ciclismo Alberto da Silva Pepino é constituído por 14 atletas, distribuídos pelas categorias de júniores, cadetes, juvenis, sub-23, elite e masters, cujas cores do equipamento são azul e amarelo. A equipa era até aqui designada Hotel Luso, um empreendimento que pertenceu ao falecido Pepino.
Aquando da sua visita privada a província de Benguela, em finais de 2019 e princípio de 2020, em gozo de férias, o Presidente da República ficou comovido após ter sido informado da realidade da Fundação Pepino e do projecto desta de criação de uma escola de ciclismo.
A escola visa não só eternizar o nome do “gladiador das estradas”, mas acima de tudo dar oportunidade aos jovens de seguirem pelos caminhos certos na vida.
Na ocasião, o Presidente da República pedalou 30 quilómetros em circuito fechado na restinga do Lobito, tendo sido acompanhado por ciclistas de Benguela e Luanda.
C/ Angop