Connect with us

Politica

João Lourenço descreve Kenneth Kaunda como humanista e solidário

Published

on

O Chefe de Estado, João Lourenço, lamentou, nesta sexta-feira, 18, a morte do primeiro Presidente da Zâmbia, Kenneth Kaunda, vítima de doença. João Lourenço, em uma mensagem de condolências, disse que o primeiro presidente da Zâmbia deixa entre os seus simpatizantes, familiares e amigos um grande vazio, pois era reconhecida sua filosofia humanista e solidária.

“Com profunda consternação recebi a triste notícia do falecimento do Presidente Kenneth Kaunda, um dos líderes carismáticos do nosso continente, que esteve à frente dos destinos da Zâmbia desde a Independência Nacional, em 1964, até 1991.

João Lourenço frisou por outro lado, que Kenneth Kaunda dedicou a vida à libertação do povo zambiano, cuja acção estendeu-se também à região Austral de África, onde serviu de medianeiro para vários conflitos e integrou os Estados da Linha da Frente contra o regime do Apartheid na África do Sul.

Na mensagem, o presidente da República disse que, enquanto Chefe de Estado, o seu país foi a retaguarda dos movimentos de libertação, tendo albergado as suas direcções políticas, os centros de treinamento e bases logísticas.

“Apesar de ter abandonado a vida política activa, não deixou de intervir, através da sua Fundação, no combate contra a epidemia de HIV-Sida e em outras frentes humanitárias”, referiu João Lourenço.

Chefe de Estado sublinha que a sua perda deixa entre os seus simpatizantes, familiares e amigos um grande vazio, pois era reconhecida sua filosofia humanista e solidária.

“À família enlutada e ao povo irmão da Zâmbia expressamos as mais sentidas condolências”, concluiu o presidente.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (6)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (88)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD