Politica
João Lourenço defende nova parceria estratégica entre Europa e África
O Presidente de Angola e Presidente em exercício da União Africana, João Lourenço, defendeu este sábado, 26, durante a Conferência Euro-África, em Portugal, um novo modelo de cooperação entre a Europa e o continente africano, assente em vantagens mútuas, com foco no investimento em infra-estruturas estratégicas, sem espírito de competição com outras potências globais.
João Lourenço, reconheceu que a Europa tem feito esforços no relacionamento com África, mas considera que pode e deve fazer mais, especialmente na área de investimentos estruturantes, como estradas, portos, ferrovias, aeroportos, energia, saúde, água potável e tecnologias de informação.
O presidente destacou que apenas, cerca de 40% da população africana tem acesso à energia eléctrica em casa, apesar do enorme potencial hídrico e solar do continente.
Lourenço salientou ainda que, as portas de África estão abertas à Europa e ao mundo inteiro, num espírito de multilateralismo equilibrado, que valorize a concorrência saudável entre os vários blocos geopolíticos, como a China, América, Japão e Médio Oriente, que também demonstram crescente interesse no continente.