Ligar-se a nós

África

João Lourenço defende coerência entre ambições e recursos nas reformas da União Africana

Publicado

em

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, defendeu esta segunda-feira, 25, maior coerência entre as ambições institucionais da União Africana e os recursos efectivamente disponíveis para a sua implementação, durante a quarta reunião virtual do Comité Ad Hoc de Chefes de Estado e de Governo sobre as Reformas Institucionais da organização continental.

O encontro foi promovido pelo Presidente do Quénia, William Ruto, na qualidade de Campeão da União Africana para as Reformas Institucionais, e serviu para avaliar o andamento das mudanças destinadas a tornar a organização mais eficiente e ajustada aos desafios actuais do continente africano.

Na sua intervenção, João Lourenço considerou que persistem desafios estruturais ligados à escassez de recursos e ao desfasamento entre os mandatos aprovados pela União Africana e a capacidade financeira e operacional disponível para executá-los de forma sustentável.

O Chefe de Estado angolano defendeu maior pragmatismo, disciplina institucional e definição clara de prioridades, alertando que uma organização “excessivamente dispersa” e com estruturas em expansão contínua pode comprometer a eficácia das próprias reformas.

O Presidente angolano sublinhou ainda a necessidade de concentrar os recursos da União Africana em áreas essenciais como a paz e segurança, integração regional e desenvolvimento económico e social.

João Lourenço mostrou-se também preocupado com a forte dependência do financiamento externo em vários programas continentais, considerando que esta realidade pode afectar a autonomia institucional e a soberania estratégica da organização africana.

Angola defendeu, por isso, o reforço dos mecanismos africanos de financiamento sustentável e maior disciplina orçamental, visando construir uma União Africana “verdadeiramente autónoma, credível e soberana”.

A reunião contou igualmente com a participação do Presidente em exercício da União Africana, Évariste Ndayishimiye, e do Presidente da Comissão da União Africana, Mahmoud Ali Youssouf.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD