Politica
João Lourenço cumpre agenda de trabalho na sede da SADC em Gaberone
O Presidente da República, João Lourenço, cumpre uma visita de trabalho ao edifício-sede do Secretariado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), em Gaberone, no Botswana.
João Lourenço deslocou-se na qualidade de Presidente em Exercício da SADC, cargo que ocupa desde Agosto de 2023. Ao escrever no Livro de Honra da instituição, o estadista elogiou o desempenho do Secretariado que, segundo o Presidente, “têm sabido fazer funcionar com apreciável eficácia a nossa organização-SADC”.
“É com um interesse muito especial que visito hoje o Secretariado da nossa organização, onde, na qualidade de Presidente em Exercício da SADC, tenho a oportunidade de constatar, de forma directa, a grande obra que os países da nossa região procuram erigir, ao criar dinámicas que ajudarão a entrelaçar as nossas economias, as nossas sociedades e as vontades de todos os nossos povos, para promover com tenacidade, a prosperidade, o progresso e o desenvolvimento da África Austral no seu todo e de cada um dos nossos países em particular, escreveu.
O Secretariado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral é o órgão executivo principal responsável pela planificação, coordenação e gestão estratégica dos programas da organização.
Também é responsável pela implementação das decisões dos órgãos de decisão em matéria de políticas, da SADC, tais como a Cimeira, a Troika e o Conselho de Ministros.
De recordar, que no passado mês de Maio, o Chefe de Estado angolano declinou o convite feito pelo seu homólogo, Volodymyr Zelensky, para participar na Cimeira sobre a Paz na Ucrânia, prevista para decorrer nos dias 15 e 16 de Junho, na cidade suíça de Bürgenstock, “por razões de calendário”, sem, entretanto, especificar, à época, qual seria o compromisso agendado para esses dias.
Actualizada às 15:19
“Razões de calendário”, justifica João Lourenço ausência na Cimeira sobre a Paz na Ucrânia