Connect with us

Politica

João Lourenço convidado para cúpula do BRICS em Agosto

Published

on

O Presidente da República, João Lourenço, está entre o selecto grupo de 70 líderes de países convidados para a cúpula do BRICS, na África do Sul, em Agosto.

Embora a Presidência ainda não tenha confirmado a participação do Chefe de Estado angolano na cimeira do bloco de mercados emergentes, a previsão é que João Lourenço participe, devido a importância estratégica da cúpula do BRICS para Angola, num momento que a Cidade Alta espera, para breve, a visita do presidente brasileiro, Lula da Silva, na sequência da reactivação dos acordos comerciais entre os dois países.

Outro factor que justifica a presença de João Lourenço é o compromisso assumido pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, que participará online da cimeira, de continuar a fornecer cereais para a África.

Formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, os países do BRICS representam mais de 40% da população mundial e cerca de 26% da economia global.

O convite enviado pelo presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, exclui Emmanuel Macron, que havia manifestado em Junho, interesse em participar da cimeira, assim como os líderes dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha, naquele que promete ser o maior encontro de Chefes de Estado e de governo do Sul Global.

Rússia garante fornecimento de cereais a países africanos