Politica
João Lourenço conversa com Tshisekedi e Kagame
Na sequência dos esforços que empreende para a pacificação do Leste da República Democrática do Congo, o Presidente da República, João Lourenço, falou nesta quarta-feira, 07, ao telefone, com o Presidente da República do Ruanda, Paul Kagame, e com o Presidente da República Democrática do Congo, Félix Antoine Tshisekedi.
Segundo comunicado da presidência, o contacto com Kagame serviu para uma avaliação da situação no terreno, principalmente os compromissos assumidos por cada uma das partes no âmbito da Cimeira de Luanda. Durante a conversa telefónica, foram apreciadas em conjunto “as perspectivas para a operacionalização de todos os mecanismos acordados para que volte a haver paz e segurança na região Leste da RDC”.
Por sua vez, durante a conversa telefónica com o presidente Tshisekedi, foi discutida a situação de segurança prevalecente no Leste da República Democrática do Congo, no prosseguimento dos esforços diplomáticos empreendidos pelo Presidente da República de Angola.
Numa carta publicada no dia 25 de Novembro, o presidente do Movimento 23 de Março (M23), Bertrand Bisimwa, anunciou que aceitava o cessar-fogo decidido na mini-cimeira regional realizada no dia 23 de Novembro, em Luanda.
Conforme o Correio da Kianda noticiou anteriormente, os líderes que participaram da mini-cimeira de Luanda, em comunicado, decidiram no prazo de 48 horas um cessar fogo, com a reintegração dos rebeldes do M23. Os Estadistas e representantes da União Africana e da SADC, alertaram que caso, neste prazo não se normalize, irão accionar as Tropas da Região da SADC e dos Grandes Lagos para intervirem no conflito no Leste da RDC.