Connect with us

Politica

João Lourenço conversa com Tshisekedi e Kagame

Published

on

Na sequência dos esforços que empreende para a pacificação do Leste da República Democrática do Congo, o Presidente da República, João Lourenço, falou nesta quarta-feira, 07, ao telefone, com o Presidente da República do Ruanda, Paul Kagame, e com o Presidente da República Democrática do Congo, Félix Antoine Tshisekedi.

Segundo comunicado da presidência, o contacto com Kagame serviu para uma avaliação da situação no terreno, principalmente os compromissos assumidos por cada uma das partes no âmbito da Cimeira de Luanda. Durante a conversa telefónica, foram apreciadas em conjunto “as perspectivas para a operacionalização de todos os mecanismos acordados para que volte a haver paz e segurança na região Leste da RDC”.

Por sua vez, durante a conversa telefónica com o presidente Tshisekedi, foi discutida a situação de segurança prevalecente no Leste da República Democrática do Congo, no prosseguimento dos esforços diplomáticos empreendidos pelo Presidente da República de Angola.

Numa carta publicada no dia 25 de Novembro, o presidente do Movimento 23 de Março (M23), Bertrand Bisimwa, anunciou que aceitava o cessar-fogo decidido na mini-cimeira regional realizada no dia 23 de Novembro, em Luanda.

Conforme o Correio da Kianda noticiou anteriormente, os líderes que participaram da mini-cimeira de Luanda, em comunicado, decidiram no prazo de 48 horas um cessar fogo, com a reintegração dos rebeldes do M23. Os Estadistas e representantes da União Africana e da SADC, alertaram que caso, neste prazo não se normalize, irão accionar as Tropas da Região da SADC e dos Grandes Lagos para intervirem no conflito no Leste da RDC.

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.