Politica
João Lourenço conversa com presidente da UA sobre caminhos para a paz na RDC
O estado actual do Roteiro de Luanda, que tem como objectivo procurar caminhos para o restabelecimento da paz no Leste da República Democrática do Congo, foi um dos pontos abordados pelo Presidente João Lourenço, durante conversa telefónica esta terça-feira, 24, com o Presidente em Exercício da União Africana, Mohamed Ould Ghazouani.
A vigorar desde 06 de Julho de 2022, dentre os vários pontos constantes no Roteiro de Luanda, assinado pelos Presidentes Paul Kagame, Félix Tshisekedi e João Lourenço, destacam-se a instauração de um clima de confiança entre os Estados da Região dos Grandes Lagos, a criação de condições ideais de diálogo e concertação política, com vista à resolução da crise de segurança no Leste da RDC, a normalização das relações políticas e diplomáticas entre a RDC e o Ruanda, assim como a cessação imediata das hostilidades.
Estima-se que os conflitos naquela região tenham causado mais de 1,7 milhão de deslocados somente na província do Kivu Norte. Em todo o país, mais de sete milhões de congoleses foram obrigados a deixar as suas casas devido a confrontos.
“Os dois estadistas fizeram uma concertação, atendendo à condição de Presidente da União Africana de Mohamed Ould Ghazouani, e de Primeiro Vice-Presidente do Bureau da Assembleia da União Africana, que o Presidente João Lourenço ostenta”, destaca a presidência.
Ainda de acordo com o comunicado presidencial, esta manhã, o Chefe de Estado angolano manteve uma conversa telefónica com o Presidente Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, sobre o conflito militar prevalecente naquele país.
Recordar que em 24 de Fevereiro de 2022, as forças militares russas invadiram o território ucraniano. O conflito é um dos principais armados da actualidade. Dentre as causas, estão a aproximação da Ucrânia com o Ocidente, que a Rússia considera uma ameaça à sua soberania. Mais de 365 mil soldados ucranianos morreram, desde o início do conflito.