Ligar-se a nós

África

João Lourenço condena com veemência acções “irresponsáveis” do M23

Publicado

em

O Presidente da República, João Lourenço, condenou e repudiou, nesta sexta-feira, com veemência as acções irresponsáveis do M23 e seus apoiantes, que colocam em risco todos os esforços e progresso alcançado no Processo de Luanda para uma resolução pacífica deste conflito.

De acordo com um comunicado do MIREX, enviado tornado público, o Presidente da República e Facilitador do Processo de Pacificação na Região dos Grandes Lagos, João Lourenço, no conflito que opõe a República Democrática do Congo (RDC) e o Rwanda, manifesta ” a sua profunda preocupação face à grave deterioração da situação de paz e segurança no Leste da RDC, em particular nas províncias do Kivu Norte e Kivu Sul”.

Por outro lado, “o recrudescimento das acções e ataques perpetrados pelo Movimento 23 (M23), e a recente ocupação ilegal dos territórios e cidades de Sake e Minova, reflecte uma perigosa escalada neste conflito, com enormes implicações na frágil situação humanitária, particularmente ao redor da cidade de Goma, agora sitiada.”

O Chefe de Estado, João Lourenço, reitera, ainda, na nota, que “a solução para o conflito e desafios de segurança no Leste da RDC , não têm uma solução militar, pelo que exorta a partes a regressarem de imediato à mesa das negociações”.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD