Connect with us

Politica

João Lourenço condecora personalidades e instituições angolanas

Angop

Published

on

O Presidente da República, João Lourenço, condecora nesta quinta-feira várias personalidades e instituições angolanas que lutaram pela independência nacional e pela construção do Estado angolano.

No Palácio Presidencial estarão cidadãos de percursos relevantes e decisivos para o esforço de edificação de Angola, designadamente pessoas que se destacaram ou se destacam no ramo das artes, cultura, ciência, empreendedorismo, desporto e também activismo social.

Segundo Luís Fernando, secretário do Presidente da República para os Assuntos de Comunição Institucional e Imprensa, a condecoração a ser feita pelo Presidente representa o acto de um país reconciliado e inclusivo.

“A cerimónia, nalguns dos seus aspectos, nos permitirá compreender a maneira diferenciada como o PR marca a sua gestão, o seu mandato, onde está muito claro o seu compromisso com uma Angola feita para todos e com todos, uma sociedade em que está sempre o mérito antes de qualquer escolha”, frisou.

Com este acto, disse, “a sociedade vai poder perceber sinais de uma determinação clara de um Presidente que quer uma sociedade verdadeiramente aberta, democrática, um país reconciliado e para o qual o caminho certo é o da inclusão, por cima das fracturas do passado ou das questões que separam e dividem os angolanos”.

Esta será a segunda vez que o Presidente João Lourenço condecora personalidades que se destacaram na luta pela independência nacional.

Em 2018, João Lourenço, condecorou personalidades civis, militares, a título póstumo e em vida, num reconhecimento pelo seu contributo na conquista e preservação da Independência Nacional, bem como a paz e a democracia.