Connect with us

Politica

João Lourenço anula contrato de concessão dos Terminais do Porto do Lobito

Published

on

O presidente da República, João Lourenço, anulou o contrato de concessão dos Terminais do Porto Comercial do Lobito-E.P, celebrado com as empresas Soportos SA e  Sogester SA, alegando “preterição de formalidades essenciais inerentes ao procedimento de adjudicação”. —

A decisão consta do Decreto Presidencial n.º 220/19, de 18 de julho de 2019, a que o Correio da Kianda teve acesso, e revoga toda a legislação que contraria o disposto no presente Diploma, nomeadamente o Decreto Presidencial n.º 224/17, de 27 de Setembro

Em 2017,  a Soportos SA assumiu a concessão do Terminal de Minérios , enquanto a Sogester SA ficou com os terminais de Contentores e do Porto Seco, ambos do Porto do Lobito, por 25 anos.

A Sogester foi criada em 2005 pela multinacional dinamarquesa AP Moller – Maersk – Terminais BV, com 51 por cento, e a Gestão de Fundos S.A, (empresa criada pela Fundação Sagrada Esperança, do MPLA em 1998), com os restantes 49 por cento.

Enqanto a Soportos S.A, é detida pelos generais Manuel Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa”, antigo chefe da Casa Militar da Presidência da República, e Leopoldino Fragoso do Nascimento “General Dino”.

 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *