Politica
João Lourenço analisa acordos de cooperação com Presidente da Espanha
O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, e o Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sanches, reuniram-se hoje, em Madrid, para avaliar a implementação dos acordos de cooperação assinados entre os dois países.
Angola e o Reino de Espanha têm rubricados vários acordos de cooperação, fundamentalmente nos sectores da agricultura, pescas, indústria, comércio, turismo, defesa e segurança e dos transportes aéreos.
O Presidente João Lourenço, que se encontra desde domingo à noite na capital espanhola, em visita oficial, a convite do Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sanches, reuniu-se antes, no período da manhã, com o Rei Filipe VI, de Espanha, que ofereceu um almoço à comitiva presidencial.
O encontro do Presidente angolano com o Rei de Espanha, decorreu no Palácio da Zarzuela, em Madrid.
Na quarta-feira, último dia de trabalho em Espanha, João Lourenço visitará a sede da Organização Mundial do Turismo (OMT), onde vai assinar o livro de honra e descerrar uma placa a assinalar a visita à sede da OMT, na capital espanhola.
A Organização Mundial do Turismo (OMT) é uma agência especializada das Nações Unidas e a principal organização internacional no campo do turismo.
Funciona como um fórum global para questões de políticas turísticas e como fonte de conhecimento prático sobre o turismo. A OMT tem como membros 158 países, e sete territórios.
No mesmo dia, quarta-feira, o Chefe de Estado angolano visita o canal de água Isabel II, uma empresa pública que se responsabiliza pela gestão do ciclo integral de água, principalmente na comunidade de Madrid.
Cooperação bilateral dinâmica
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, declarou, esta segunda-feira, em Madrid, que a visita do Presidente da República ao Reino de Espanha, vem dar um impulso à cooperação bilateral, que considerou dinâmica.
“A cooperação bilateral é bastante dinâmica, o que temos feito, desde a visita do Presidente do Governo Espanhol a Luanda, é alinhar melhor as nossas prioridades. Ir a actos e projectos concretos, bem como motivando mais empresas espanholas a investir em Angola”, assinalou.
Lembrou que a ida do Chefe do Governo Espanhol a Luanda, em Abril deste ano, possibilitou o incremento da linha de crédito que existe com a Espanha.
“Esse é já um resultado concreto. Como sabem, em Angola temos muitos projectos estruturantes que precisam de linhas de crédito”, sublinhou.
Indicou que Angola coopera com o Reino de Espanha em quase todos os domínios, “ou seja, em quase todos os sectores temos acordos com Espanha, daí a composição da nossa delegação com os ministros de vários sectores”.
Integram a comitiva presidencial, para além do ministro das Relações Exteriores, os titulares das pastas das Finanças, Vera Daves, do Interior, Eugénio César Laborinho, do Comércio e Indústria, Victor Fernandes, e da Energia e Água, Baptista Borges.
Hospital de oftalmologia
Angola poderá contar nos próximos tempos com um hospital de oftalmologia, segundo o ministro das Relações Exteriores, Téte António, com a parceria do Reino de Espanha.
“É do nosso interesse termos um hospital de oftalmologia em Angola, penso que a Espanha é um parceiro (…) certo para fazer deste projecto algo de concreto”, afirmou.
Disse que existem outras vantagens comparativas da Espanha que Angola gostaria de aproveitar.
“Como sabem, a Espanha tem uma boa medicina, incluindo a área da oftalmologia, estamos lembrados de acções até voluntárias da Espanha para o nosso país”, concluiu.
As relações de cooperação bilateral entre Angola e o Reino de Espanha têm como base o Acordo Geral de Cooperação assinado a 20 de Maio de 1987, e o Acordo Complementar ao Acordo Geral assinado em Novembro de 1987.
A cooperação entre os dois países tem-se intensificado no sector empresarial com a presença de empresas espanholas em Angola.
A Espanha conta actualmente com mais de 60 empresas a operar em Angola em sectores distintos como o da energia, banca, construção e agricultura.
Por Angop