Connect with us

Politica

João Lourenço admite a possibilidade de Angola aderir a comunidade dos países de língua francesa

O Presidente da República, João Lourenço, diz que França é a porta de entrada de Angola para a União Europeia. De visita a Paris João Lourenço admitiu a possibilidade de aderir aos países da Francofonia.

Published

on

O presidente angolano referiu-se a essa possibilidade depois de assinar com Emmanuel Macron vários acordos em várias áreas. Durante a visita, João Lourenço ouviu elogios constantes às mudanças que iniciou.

O anfitrião, Emmanuel Macron, referiu-se à diversificação dos parceiros económicos de Angola, da qual a França é já uma beneficiária, nomeadamente no sector petrolífero, com um acordo estratégico entre a Total, francesa, e a Sonangol, angolana.

Carlos Saturnino, o presidente da Sonangol, por seu lado, sublinhou que a liberalização promovida pelo novo presidente angolano visa introduzir na economia do país o maior número de empresas estrangeiras, sendo a Total apenas um exemplo de uma tendência mais ampla.

Também no sector da agricultura estão previstos vultosos investimentos franceses.

João Lourenço, sem nunca se referir a Portugal, manifestou o interesse de Angola em participar na comunidade dos países de língua francesa, ou como observador, ou mesmo como membro de pleno direito.

 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (6)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (88)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD