Ligar-se a nós

Destaque

João Baptista Kussumua, quer jovens mais comprometidos com a sua formação

Publicado

em

O governador da província do Huambo, João Baptista Kussumua, apelou esta sexta-feira, os jovens a se comprometerem mais com a sua formação, académica e profissional, para, no futuro, servirem melhor o país.

O apelo do governador está expresso na mensagem de felicitações, por ocasião do Dia Nacional da Juventude, que se assinalou ontem, onde lê-se que em momento algum o jovem deve perder de vista que o futuro no qual repousa o sonho da Grande Nação depende deles.

Também reconheceu o papel desta franja da sociedade na história recente de Angola, desde a luta de libertação nacional, culminada com a proclamação da independência, a defesa da soberania e a integridade territorial, até a conquista da paz.

Na mensagem de felicitações lembra que “o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, juntou-se muito jovem aos nacionalistas que então lutavam no Maqui e, por via disso, dedicou toda juventude pela causa justa e o bem da Nação, tendo assumido os destinos do país, com apenas 37 anos, sendo, deste modo, o fruto mais emblemático da boa tradição da juventude angolana”.

Nesta senda, o governador da província do Huambo refere que o país e esta província, de forma particular, continua a contar com a juventude para os grandes desafios que ainda se colocam na luta pelo desenvolvimento nacional.

“Por ocasião do dia 14 de Abril, Dia da Juventude angolana, somos, por esta, a felicitar, em nome do Governo desta província, e, em nosso próprio, todas e todos os jovens que vivem, estudam, trabalham ou estão em visita nesta parcela do território nacional”.

A efeméride celebra-se em memória ao herói de guerra José Mendes de Carvalho, mais conhecido por Hoji-ya-Henda. O ex-comandante das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) foi morto em combate a 14 de Abril de 1968, no Moxico, durante um assalto ao quartel de Karipande, do exército colonial português.

Dada a sua combatividade e integridade moral, ficou conhecido como o símbolo patriótico da juventude angolana.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD