Connect with us

Politica

João Baptista Borges destaca investimento em “energia limpa”

Published

on

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, destacou o potencial hídrico de Angola e apresentou possibilidades de projectos futuros para o país, aproveitando este potencial, durante visita, este sábado, 05, ao Aproveitamento Hidroeléctrico de Caculo Cabaça, na província do Cuanza Norte.

“O país está a caminhar para uma economia de baixo carbono, passo a passo com o que se passa no resto do mundo”, referiu, citado no comunicado do Gabinete de Comunicação do MINEA.

Uma economia de baixo carbono é baseada em fontes de energia que produzem baixos níveis de emissões de gases do efeito estufa. As emissões de GEE devido à atividade humana são a causa dominante das mudanças climáticas.

João Baptista Borges reforçou ainda a questão do transporte de energia, sendo “que existe um enorme esforço do Executivo neste sentido”, falou dando como exemplo “o Sul e o Leste, onde ainda existe abastecimento por meio de térmicas” e acresceu também “a energia limpa de parques solares e gás”.

Após conclusão, o Aproveitamento Hidroeléctrico de Caculo Cabaça prevê gerar cerca de 3000 empregos para os quadros angolanos, o que segundo o dirigente, trará “um grande impulso para a economia local”:

“Há um importante factor social, onde se enquadram várias vertentes, como a construção de escolas, electrificação de pequenas localidades e outros”.

A previsão é que a primeira turbina do AH de Caculo Cabaça comece a gerar energia a partir de Outubro de 2026.

A visita contou ainda com as presenças do governador do Cuanza Norte, Pedro Maquita Júlia, pelo Secretário de Estado para as Águas, Manuel Quintino, e outras entidades da província e também de Luanda.

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *