Connect with us

Economia

Joana Lina quer melhorar ambiente de negócios na Zona Económica Especial

Published

on

A governadora da província de Luanda, Joana Lina, visitou, na última quarta-feira, 02, a Zona Económica Especial – Luanda Bengo (ZEE), no município de Viana, onde garantiu apoio institucional aos empresários do Pólo Industrial de Viana, tendo dito mesmo que vai prestar “trabalho, cooperação e a máxima abertura” para ajudar a melhorar o ambiente de negócio.

A visita da governante à ZEE visou constatar os projectos desenvolvidos no perímetro industrial, bem como as preocupações dos seus empresários, e avaliar as pontencialidades existentes na ZEE.

Joana Lina disse, na ocasião, que o seu governo está preocupado em aumentar as sinergias de trabalho entre a ZEE e o Governo da província de Luanda, principalmente nos assuntos administrativos que afectam os empresários, e que têm merecido intervenção directa da Administração do Município de Viana.

“Se Viana é onde podemos destacar como principal Pólo de Desenvolvimento Industrial então, as autoridades locais têm de estar preparadas também para participar e emprestar a sua quota parte nesta melhoria do ambiente de negócios”, disse.

A governante garantiu, à imprensa, que as preocupações apresentadas pelos empresários da Zona Económica Especial e do Pólo Industrial de Viana, durante o encontro, estão ao alcance das autoridades administrativas e que a sua resolução depende apenas de “uma melhor coordenação entre as estruturas que estão ligadas ao investimento privado”, para que sejam alcançados resultados superiores àqueles actualmente apresentados e prometeu prestar maior atenção as preocupações que ouviu do empresariado.

Já o PCA da ZEE, António Henriques da Silva, afirmou ter sido uma visita positiva, por ter tido “a oportunidade de mostrar a Governadora o que é que está a acontecer na Zona Económica Especial e demonstrar mais uma vez a importância e o papel das sinergias que podem ser criadas entre a ZEE e os munícipes de Viana, que é no fundo o espaço em que a ZEE está”.

Outra infra-estrutura visitada é o espaço que está a ser criado na ZEE para servir de  apoio aos serviços da administração municipal de Viana e aos empresários para melhor prestação de serviços para concretização dos seus projectos dependentes de licenças, autorizações, concessão de vistos, pagamentos de impostos, entre outros.

“Queremos congregar tudo isto num espaço e certamente que com este passo que está a ser dado e contando com o apoio institucional da governadora mais nos aproximaremos todos dum ambiente de negócios mais propício”, afirmou o PCA da ZEE.

Na Zona Económica Especial a governadora Joana Lina visitou três unidades industriais, pertencentes respectivamente aos ramos da agricultura, tecnologia, saúde e indústria alimentar, nomeadamente Kaheel Agriculture, Nexime Technology e Yoniben, esta última sendo uma nova fábrica de massa alimentar, em fase de testes para iniciar produção dentro de semanas.

A delegação liderada pela Governadora Joana Lina esteve integrada do Vice Governador de Luanda Para a Área Económica, Lino Kienda Sebastião, o Administrador do Município de Viana, Manuel Marques de Almeida e o Director Municipal de Promoção de Desenvolvimento Integrado de Viana, Dorivaldo Adão, do PCA António Henriques da Silva, bem como membros do Conselho de Administração da Zona Económica Especial – Luanda Bengo.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (18)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (89)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania