Economia
Joalharia de Isabel dos Santos entra em crise na Suíça
A De Grisogono, a joalharia suíça de Isabel dos Santos, anunciou que vai despedir 41 colaboradores, devido à baixa das vendas de joias, noticia o Novo Jornal na sua edição online desta quinta-feira.
A fonte detalha que a joalharia de Isabel dos Santos e o esposo, Sindika Dokolo, entrou em crise, meses depois de ter perdido, em Dezembro de 2017, a parceria com a Sociedade de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM).
Num comunicado de imprensa, citado pelo Novo Jornal, a De Grisogono explica que, apesar dos investimentos consideráveis, as vendas não atingiram os níveis esperados, em parte por causa das condições difíceis em alguns mercados-chave”, não especificados.
A angolana SODIAM anunciou, alegadamente “por razões de interesse público e legalidade”, a saída da sociedade Victoria Holding Limited, por via da qual detinha, de forma indirecta, uma participação societária na sociedade holding do grupo De Grisogono.
A empresa pública angolana alegava, em comunicado de imprensa datado de 1 de Dezembro de 2017, que a sua participação minoritária na sociedade de direito maltês Victoria Holding Limited, e indirecta no grupo joalheiro De Grisogono, “gerou, desde a sua constituição, em 2011, exclusivamente custos para a SODIAM”.
A De Grisogono comprou, em 2016, o maior diamante encontrado em Angola, originalmente com 404,2 quilates, transformado posteriormente numa jóia rara de 163,4 quilates.
O diamante, o 27º maior do mundo, foi encontrado, em Fevereiro de 2016, por uma empresa mineira australiana no campo do Lulo, na Lunda Norte.