Connect with us

Diversos

JMPLA: voluntários auxiliam a preparar escolas para reinício das aulas

Published

on

A JMPLA comprometeu-se, nesta sexta-feira, 02, a auxiliar no processo de preparação das escolas para o reinício das aulas, com mais de um milhão de voluntários integrantes da maior organização juvenil de Angola.

O compromisso foi tornado público durante um encontro de trabalho que o secretário nacional da juventude do MPLA manteve com a ministra da Educação, Luísa Grilo, para inteirar-se sobre o nível de condições criadas para o reinício das aulas no país.

“Enquanto perdurar a situação epidemiológica em Angola, causada pela covid-19, mais de um milhão de militantes da JMPLA ajudarão, voluntariamente, na criação de condições para o normal funcionamento das escolas em todo o país”, disse e assegurou que os jovens “auxiliarão nas acções de limpeza e em outras medidas tendentes à preservação da vida e da saúde dos nossos alunos: jovens, adolescentes e, sobretudo, crianças”, comprometeu-se Crispiniano dos Santos.

Conforme o novo calendário, dia 5 de Outubro retomam as aulas do ensino universitário e das classes de transição do I e II ciclos do ensino secundário (6ª, 9ª, 12ª e 13ª classes).

No dia 19 de Outubro retornam os estudantes da 7ª, 8ª, 10ª e 11ª classe, todas também do II ciclo do ensino secundário, ao passo que o ensino primário e o I ciclo começam dia 26 de Outubro.

Com as turmas divididas em grupos, no ensino primário e I ciclo, as aulas terão duração de 02h30, enquanto no II ciclo do ensino secundário 03h30 de carga horária, sem direito a intervalo.

Educação

Dados disponíveis indicam que o país possui dois mil colégios (primário, I e II ciclo do ensino secundário), dos quais 666 em Luanda. Estes contam com um milhão e 500 alunos matriculados.

Já o ensino superior conta com 57 instituições privadas e público-privadas, onde estão matriculados cerca de 200 mil estudantes.

No geral, o país controla 18.297 escolas (com 97.459 salas de aulas em funcionamento no ensino geral), estando matriculados mais de 10 milhões de alunos do ensino primário, I ciclo do ensino secundário e II ciclo do ensino secundário.

O sector conta com 200 mil professores.

Em termos do ensino superior apontam para um total de 8 universidades públicas, 7 institutos superiores públicos e 57 instituições privadas e público-privadas.