Connect with us

Partidos Politicos

JMPLA promove colóquio com jovens estudantes sobre batalha de Cuito Cuanavale

Published

on

Com objectivo de proporcionar aos jovens estudantes conhecimentos sobre a histórica Batalha de Cuito Cuanavale, o secretariado Nacional da JMPLA promoveu hoje um Colóquio Nacional no  auditório do Memorial DR. António Agostinho Neto.

Na ocasião, estudantes e jovens ávidos de saberem mais sobre a célebre batalha puderam também obter conhecimentos sobre os combatentes da guerra mais bélica, após a IIª Guerra Mundial.

Dois painéis abordaram a génese e caracterização geral da Batalha do Cuito Cuanavale , em que foi prelector o Tenente General Carlos Feijó, dos Serviços de inteligência e Segurança Militar das Forças Armadas Angolanas, que fez questão de mostrar os vários  momentos da agressão Sul Africana contra o nosso país e a resistência das FAPLA contra estas agressões das Forças do Apartheid.

O segundo painel foi dedicado ao papel histórico do Comandante em Chefe, José Eduardo dos Santos, na conquista da paz e estabilidade na Região Austral do Continente Africano.

No seu discurso de abertura o Governador Provincial de Luanda, Higino Carneiro, na altura Membro do Comando superior das FAPLA, falou dos momentos difíceis daquele momento e da sábia direcção de José Eduardo dos Santos.

O Secretário Nacional da JMPLA, Sérgio Luther Rescova, falou da importância da batalha, e ficou a promessa da realização de uma Conferência Internacional sobre a Batalha do Cuito Cuanavale.

Um dos momentos mais altos do Colóquio foi a interacção entre os jovens e os Combatentes presentes.

Os jovens consideraram o momento de ímpar, aprenderam mais sobre o sacrifício consentido pelos militares angolanos na defesa da independência nacional.

Nesta quinta-feira, os jovens e veteranos realizaram visitas guiada ao teatro de operações no Cuito Cuanavale e ao triângulo do Tumpo.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas