Destaque
JMN chefia missão de observadores da União Africana às eleições em Angola
O ex-primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, vai chefiar a missão de observadores da União Africana às eleições em Angola, que acontecem no próximo dia 23 deste mês, soube o A NAÇÃO.
JMN encabeçará uma comitiva formada por cerca de quarenta observadores da UA, pelo que deve chegar a Angola no próximo dia 17, prolongando-se a sua estada nesse país até o dia 27, depois de apresentar o seu relatório final.
Antes disso, JMN teve também um convite pessoal do presidente, José Eduardo de Santos, que convidou igualmente o antigo chefe de Estado cabo-verdiano, Pedro Pires, para o mesmo tipo de tarefa.
As eleições acontecem no dia 23, estando o país, neste momento, em plena campanha eleitoral.
A Constituição angolana, aprovada em 2010, prevê a realização de eleições gerais a cada cinco anos, elegendo 130 deputados pelo círculo nacional e mais cinco deputados pelos círculos eleitorais de cada uma das 18 províncias (total de 90).
O cabeça de lista pelo círculo nacional do partido ou coligação de partidos mais votado é automaticamente eleito Presidente da República e chefe do executivo.
Pela primeira vez o MPLA, concorre com um outro cabeça de lista, que não José Eduardo dos Santos, mas sim João Lourenço.
Tanto a UNITA como a CASA-CE concorrem, uma vez mais, com os mesmos cabeças de lista: Isaías Samakuva e Abel Chivukuvuku, respectivamente.