Ligar-se a nós

Sociedade

JMJ: Igreja católica angolana desmente notícia de mais de 100 peregrinos desaparecidos

Publicado

em

A Igreja Católica angolana, através do bispo de Cabinda, Dom Belmiro Tchissenguete, desmentiu hoje, através das suas redes sociais, a notícia veiculada pela  portuguesa e retomada por alguns órgãos de comunicação social angolanos, dando conta do sumiço de 106 peregrinos acolhidos na diocese de Fátima, em Portugal, idos de Angola e Cabo Verde para participar das Jornadas Mundial da Juventude, em Portugal.

O prelado católico, que também responde pela pastoral Juvenil da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), começou por reprovar a notícia, afirmando que “um jornalismo sério não vive de sensacionalismo, mas busca o contraditório”, afirmando desconhecer o número de peregrinos caboverdianos terão fugidos, por não lhe competir aferir.

Sobre os peregrinos angolanos, dom Belmiro escreve que “das duas grandes delegações de Angola que cá [Portugal] estão há sete ou oito que não foram a pré-jornada”.

Reforça ainda o seu repúdio à notícia pelo facto de não ter sido contactado, pelos órgãos que veicularam a noticia, por ser ele o responsável da delegação angolana à Jornada Mundial da Juventude.

Ontem, o jornalista Guilherme da Paixão, membro da pastoral jovem da CEAST, fez uma live através das suas redes sociais, a desmentir o desaparecimento dos peregrinos angolanos, afirmando estarem todos concentrados nos locais indicados pelas autoridades eclesiásticas portuguesas.

As Jornadas que acontece de 1 a 6 de Agosto em Portugal, conta com a participação de 500 peregrinos angolanos saídos das dioceses e arquidioceses da CEAST.

A par de Cabo Verde (com cerca de 750 peregrinos), Angola constitui uma das delegações mais numerosas da Lusofonia. É dirigida pela figura maior da igreja católica, o Papa Francisco.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD