Connect with us

Politica

Jimmy Carter se destacou na pós-presidência, diz Rui Verde

Published

on

O académico português lamentou a morte do ex-Presidente dos Estados Unidos da América, Jimmy Carter, ocorrida neste domingo. Rui Verde, disse à Rádio Correio da Kianda que “não se deve falar mal dos mortos, mas em relação ao presidente Jimmy, o que se pode dizer é que a sua presidência foi um falhanço americano, que teve uma vantagem, permitir a ascensão de Ronald Reagan ao poder, daí, que relança a América e ganham a Guerra Fria”.

O professor universitário sustentou que como presidente, Jimmy Carter não empolgou, não resolveu problemas, não foi positivo, mas, realçou que Jimmy Carter se destacou na pós-presidência.

Curiosamente, referiu Rui Verde, o seu papel mais importante não foi enquanto presidente da América, e aí sim teve um papel determinante na criação, e em espalhar pelo mundo a mensagem de paz americana, a mensagem de democracia, com a criação do Carter Center, para averiguar a validade das eleições e isso valeu-lhe um prémio Nobel.

Portanto, Jimmy Carter é um exemplo que, às vezes, mais importante não é o poder, mas é a moral e os valores que uma pessoa transporta.

Verde, disse que, se Carter falhou no poder, resultou na vida e acabou por ter uma vida preenchida e que foi um símbolo americano, fora da presidência.

Entretanto, o Presidente da República, João Lourenço, enviou esta segunda-feira, uma mensagem ao homólogo dos Estados Unidos, Joe Biden, onde transmite o seu pesar pelo falecimento do antigo Chefe de Estado, norte-americano, Jimmy Carter, que ocorreu no domingo.

“É com sentimento de pesar que tomei conhecimento do passamento físico do Senhor James Earl Carter Jr., ocorrido ontem no seu domicílio. Nesta hora de luto para o povo norte-americano, desejo saudar o percurso exemplar desta grande figura que percorreu todo um século, durante o qual pôde vivenciar, observar e desempenhar um papel actuante e activo nos acontecimentos que marcaram indelevelmente a história da Humanidade nos últimos cem anos, tendo alcançado assim, uma dimensão política que transcendeu o seu mandato como 39º Presidente dos Estados Unidos da América”, disse João Lourenço e prosseguiu:

“O mundo se recordará, sem dúvidas, da influência e capacidade negocial do Presidente Carter na resolução de conflitos no complexo contexto da Guerra Fria”.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD