Connect with us

Politica

JFNLA pondera apresentar recurso contra eleição de Isaías Kalunga no CNJ

Published

on

CNJ

As organizações juvenis filiadas ao Conselho Nacional da Juventude (CNJ) ameaçam abandonar esta agremiação, supostamente por quebra de confiança e incumprimento de acordos por parte do presidente eleito, Isaías Mateus “Kalunga”.

A VII Assembleia Geral Ordinária de Balanço e Renovação de Mandatos, realizada nesta quinta-feira, 27, que confirmou a eleição do candidato único à liderança do Conselho Nacional do Juventude (CNJ), Isaías Domingos da Cunha Mateus “Kalunga”, deixou algumas organizações juvenis, que subscreveram a sua lista da UNE-Angola, descontentes e decepcionados com o presidente eleito.

O Correio da Kianda soube, através de fonte próxima do líder juvenil da JFNLA, Kiaku Kiala, que o mesmo sente-se traído e desiludido com o presidente do CNJ, Isaias Mateus “Kalunga”, representante da UNE-Angola, por “não saber honrar com o compromisso acordado no momento da subscrição da lista da sua candidatura”.

A mesma fonte fez saber que o braço juvenil da FNLA vai analisar, nos próximos dias, junto do seu Comité Nacional, interpor um recurso junto do Tribunal Constitucional para invalidar a eleição de Isaías Mateus “Kalunga” na presidência do CNJ.

A JFNLA, que ocupava no mandato anterior o cargo de Parcerias de Desenvolvimento Sustentável no CNJ, no actual, foi excluída dos órgãos de direcção desta agremiação, e passa a ser simplesmente membro do conselho.

Assim como a JFNLA, o Correio da Kianda também soube, que a direcção do braço juvenil do PRS-JURS, sente-se decepcionados e ponderam também abandonar o Conselho Nacional da Juventude, pelas mesmas razões apresentadas pelo líder da JFNLA.

Isaias Domingos da Cunha Mateus “Kalunga”, representante da UNE-Angola, foi eleito presidente do Conselho Nacional da Juventude, com 38 votos a favor e duas abstenções que corresponde 94,87%, de votos dos delegados ao certame.