Mundo
Japão prevê “megassismo” que vai matar cerca de 300 mil pessoas
Um relatório divulgado pelo governo japonês prevê que o Japão possa vir a ser atingido por um “megassismo”, que poderá provocar tsunamis devastadores, destruir centenas de edifícios e matar cerca de 300 mil pessoas.
As autoridades japonesas apontam para 80%, a probabilidade da ocorrência do referido megassismo, e uma magnitude de oito ou nove na escala de Richter.
Além das mortes, prejuízos económicos previstos estão estimados em metade do PIB ao país, com uma subida considerável, quando comparado as estimativas anteriores.
O Japão é um dos países do mundo mais propensos à ocorrência de terramotos. De acordo com estas recentes estimativas do governo, a probabilidade de um megassismo acontecer é de 80%, com uma magnitude de 8 ou 9 na escala de Richter.
No pior dos cenários, um sismo de magnitude 9, com origem na Falha de Nankai, durante o inverno e à noite, quando a maioria das pessoas está em casa, o que poderá resultar na morte de 300 mil pessoas.
No ano passado, o Japão emitiu o primeiro aviso de megassismo depois de se ter registado um terramoto de 7,1.
Em 2011 aquele país asiático registou um sismo de magnitude 9 , que provocou um tsunami devastador, em que morreram mais de 15 mil pessoas