Cultura
Januário Jano representa angola no MIART 2019 em Itália
O artista Januário Jano vai participar pela primeira vez numa das maiores feiras de arte moderna e contemporânea, a MIART 2019, onde como único artista angolano selecionado vai expor obras inéditas do seu mais recente trabalho.
A 24a edição da MIART acontece na cidade de Milão, Itália de 5 a 7 de Abril, e este ano vai explorar a relação entre o passado e o presente da criatividade, apresentando uma oferta cronológica ao público, da arte do início do século passado até as obras das gerações mais recentes.
A seguir a MIART, Januário Jano vai inaugurar no dia 11 de Abril a sua primeira exposição individual em Luagano – Switzerland com o titulo “Broken Bodies”, que ficará em exibição até Maio de 2019. Actuamente baseado em Londres onde está a concluir o Mestrado em Arte na Goldsmiths, University of London.
Para o artista, 2019 começou de forma bastante intensiva e de agenda cheia, sendo que em Fevereiro participou na 1:54 African Art Fair em Marraquexe (Marrocos) onde foi o único artista angolano oficialmente presente na feira.
Actualmente o artista é representado por uma das mais consagradas galerias europeias a Primo Marella Gallery, galeria que representa também alguns dos grandes nomes de artistas contemporâneos como o maliano Abdoulaye Konaté ou Joël Andrianomearisoa (Madagáscar). Januário Jano pertence a uma geração de artistas angolanos com uma activa presença no circuito de arte internacional e faz parte também do grupo de artistas africanos com voz activa na esfera de arte contemporânea internacional com grande apreciação das duas origens.
Januário Jano, é artista visual, nascido em Luanda (Angola), e vive e trabalha entre Luanda, Londres e Lisboa. Actuamente baseado em Londres onde está a concluir o Mestrado em Arte na Goldsmiths, University of London.