Sociedade
Jacaré invade moradia em bairro de Cacuaco
Um jacaré apareceu no quintal de uma moradia, numa área ribeirinha do município de Cacuaco, província de Luanda, cuja presença assustou a proprietária, que se refugiou rapidamente no interior da moradia
A informação foi avançada à Rádio Luanda por uma filha da dona da casa invadida pelo animal, tendo ela dito que a equipa do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros estacionada em Cacuaco afirmou não ter meios para a retirada do jacaré a fim de ser restituído ao seu habitat natural.
Com medo de que o animal avançasse para o interior da moradia, a proprietária ateou fogo ao capim que está na parte traseira da casa onde o animal foi avistado.
O Jornal de Angola contactou por telefone o porta-voz em Luanda do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Faustino Minguês, que aclarou não terem as direcções, provincial e municipal, recebido nenhuma notificação para a retirada de um jacaré de uma moradia em Cacuaco.
Faustino Minguês acentuou que, quando há registo de invasão de animais em áreas residenciais, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros trabalha com os ministérios do Ambiente e da Agricultura e Florestas, sendo este último representado pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF).
O porta-voz lembrou que, há dez dias, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros foi notificado para retirar uma cobra de um metro e 10 centímetros, que estava num dos jardins da Centralidade do Sequele.
“Sempre que a população pede a nossa ajuda, nós, com pouco ou muitos meios, vamos sempre ao local para ajudar”, afirmou Faustino Minguês.