Connect with us

Lifestyle

Já não precisa de chave de carro. Basta ter consigo o telemóvel

Published

on

A chave digital, anunciada pelo Car Connectivity Consortium, permite destrancar as portas, destravar o carro e pôr o motor a trabalhar. As chaves tradicionais serão dispensáveis.

O Car Connectivity Consortium (CCC), que inclui empresas como a Apple e a Samsung, anunciou o lançamento da Digital Key Release 1.0, uma tecnologia que promete tornar as chaves dos carros fabricados desde o início de 2019 dispensáveis. Esta inovação, além de destrancar as portas dos carros, permite destravá-lo e começar a viagem. Também será possível partilhar o acesso ao automóvel com os telemóveis de outras pessoas.

No que toca às questões de segurança que a chave digital desperta, o consórcio afirma que, utilizando a tecnologia de Near Field Communication (NFC) ou, em português, comunicação por proximidade, é garantido “o mais alto nível de segurança”. Para dois dispositivos poderem comunicar entre si, através do NFC, é necessário que estejam a poucos centímetros um do outro, ainda que não seja preciso o contacto.

O novo sistema de abertura de carros com chave digital já está disponível para todas as empresas que são membros da CCC, das quais fazem parte fabricantes de automóveis como é o caso da BMW, da Honda e da Toyota. Algumas outras marcas de carros, como a Volvo e a Mercedes, já oferecem este tipo de serviço, apesar que ser uma opção que ainda não foi generalizada.

O consórcio está agora a trabalhar na versão 2.0 da chave digital, cujo lançamento está previsto para o primeiro trimestre do próximo ano. O propósito desta nova versão será padronizar o processo de autenticação entre veículos e dispositivos, com o objetivo de criar uma solução que diminua os custos da implementação da chave digital.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *