Conecte-se agora

Bastidores

Já há nomes na linha de sucessão a Ministra da Juventude e Desporto

António Sacuvaia

Publicados

on

- remodelac  a  o no Ministerio da Juventude e Desporto - Já há nomes na linha de sucessão a Ministra da Juventude e Desporto

Muito se tem vindo a especular sobre uma eventual saída da actual Ministra da Juventude e Desporto, Ana Paula da Silva Sacramento Neto, que nos últimos dias tem enfrentado pressões no seio do seu partido e nos movimentos de jovens da sociedade civil.

Certo é que a ministra tem aguentado firme no Governo graças ao apadrinhamento do presidente João Lourenço, que está decidido em “sacrifica-la”, de forma a amenizar pressões que o seu governo tem sofrido por parte de jovens que reivindicam a inação da actual ministra da Juventude e Desporto e pela falta de capacidade organizativa da feira do emprego realizada na última sexta-feira, 6, no Centro de Conferências de Belas (CCB), ao município do Talatona..

No entanto existem já alguns nomes apontados para o substituir Ana Paula Sacramento de 57 anos de idade, caso João Lourenço, decida avançar com a remodelação no Ministerio da Juventude e Desporto.

Tomas Bica, Nuno Carnaval, Hélio Aragão, Walter Ferreira e Mfuca Muzemba, são os nomes que se perfilam para o Ministério da Juventude e Desporto, caso Ana Paula Neto deixe vaga numa altura em que o executivo de João Lourenço completa dois anos.

Tomás Bica, é apontado pela sua capacidade de liderança e conhecedor dos problemas da juventude.

Antigo primeiro sectário da província de luanda pela JMPLA, no mandato de Sérgio Luther Rescova enquanto Primero secretário nacional da JMPLA. Tomás bica tem muita agilidade e influência no seio da juventude, tendo sido o dirigente da JMPLA que tentou no  passado criar uma aproximaçao com os 15+2. Bica, é actualmente administrador do Distrito do sambizanga apos uma curta passagem no Municipio de Cacuaco como administrador adjunto.

Hélio Aragão, é actualmente administrador do Distrito Urbano do Benfica, esteve ligado a muitas iniciativas ligadas a juventude com realizaçao de palestras de motivação. HélioGago, como é conhecido no meio da mocidade, é visto dentro da JMPLA, sua organização juvenil partidária como sendo uma fugura de fácil trato e com vontade de realizar eventos, desde os tempos de estudante no Brasil onde se tornou por opção militante do MPLA.

Nuno dos Anjos Caldas Albino ” Nuno Carnaval”, é citado em meios de opinião no seio da juventude no MPLA,como sendo a pessoa com o perfil adequado para o actual momento político em que muitos desafios estão ligados para a juventude.

Depois da vasta experiência na JMPLA e no Ministério da Juventude e Desportos onde exerceu os cargos de  Coordenador para o Fomento Habitacional e Emprego do Programa Angola Jovem e Coordenador para a Política Juvenil do Estado,  Nuno Carnaval, é actualmente deputado do MPLA na assembleia nacional, e presidente da 7.ª Comissão (Cultura, Assuntos Religiosos, Comunicação Social, Juventude e Desportos) na Assembleia Nacional e comentarista pelo MPLA na revista semanal da TPA.

Walter Ferreira, com bastante experiência associativa e ligado aos grupos de influência juvenil, e percursor dos movimentos estudantis, tem uma presença mediática nos grandes espaços de debate político e análise.

Antigo membro da associação de educação cívica de Angola, ex candidato a deputado nas eleições de 2008 pela extinta FPD, Ferreira, é actualmente o coordenador da plataforma juvenil para a cidadania, um movimento social de muita referência no seio da juventude. É um rosto bastante interventivo e de muita simpatia na sociedade e mesmo dentro da juventude dos partidos políticos.

Mfuca Muzemba, ex líder juvenil ( Movimento estudantil angolano), uma organização que defendia o passe social para os estudantes terem acesso aos transportes públicos, foi líder juvenil da JURA , braço da juventude do partido político UNITA, antigo deputado Assembleia Nacional, e agora se encontra indefinido quanto ao seu futuro político, estando mesmo desencontrado com o seu partido político. MUZEMBA, tem aparecido em actividades ligadas a sociedade civil, é referenciado no seio da juventude como um bom líder.

Recorde-se que, o Presidente da República, João Lourenço, nomeou recentemente Francisco João para o cargo de Secretário de Estado para a Juventude, em substituição de Guilhermina Fundanga Manuel Mayer Alcaim.

Fontes do Correio da Kianda, apontam que a tomada de posse de Francisco João, está dependente da  remodelação no Ministerio da Juventude e Desporto.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (14)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (281)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (12)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (16)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (17)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (68)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (11)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação