Connect with us

Angola que dá certo

ITEL recebe material didático para testes de comunicações

Published

on

O Instituto Médio de Telecomunicações (ITEL) recebeu esta quarta-feira, 28, diversos equipamentos electrónicos, destinados a realização de testes ambientais, como forma de ajudar no aumento da capacitação dos alunos que são formados naquela instituição de ensino técnico-profissional de Luanda.

São mais de 50 reuters que a instituição recebeu, no âmbito da iniciativa de promover e capacitar os quadros angolanos.

O gesto é da Paratus – Internet Technologies Angola, que entregou os meios aos responsáveis do Instituto de Telecomunicações (ITEL) os 50 reuters com o intuito de aumentar o espolio de material didático aos alunos da instituição proporcionando o avanço da transformação e inclusão digital em Angola, conforme plano do Executivo.

Esta acção integra-se no âmbito da responsabilidade social da empresa, e no incentivo à formação e ao primeiro emprego na área das telecomunicações e infra-estruturas em Angola, visando produzir resultados positivos para o país.

“Somos uma organização socialmente responsável, preocupamo-nos com o desenvolvimento e capacitação pessoal e profissional das comunidades e como empresa de telecomunicações e tecnologias de informação, queremos que os nossos quadros sejam parte da visão de ligar Angola ao mundo com infra-estrutura de excelência. Neste sentido, continuamos a trabalhar para criar melhores condições tecnológicas, quer para a educação, quer para as instituições no seu todo”, segundo o Director Geral da Paratus Angola, Francisco Pinto Leite.

Felicitou a direcção do ITEL pela continua aposta na formação de quadros, e por abrir-se à parceria de apoio ao processo de aprendizagem dos jovens, no contacto prévio com situações reais, que os ajudarão a desenvolver habilidades importantes para testes reais em ambientes de redes de telecomunicações, construindo assim quadros profissionais dedicados e capacitados.

Já o director do ITEL, Cláudio Gonçalves, agradeceu o gesto da operadora em fornecer material que apoio às acções didáticas aos alunos.

“Como educadores agradecemos a Paratus pelo respeito a educação. Ajudar a nossa instituição no aumento do espolio de material didático prático, é com certeza um passo enorme na criação de maior literacia digital e também em melhores profissionais”, afirmou.

“O ITEL reconhece a importância das práticas laboratoriais, como forma de simular ambientes reais nas suas aulas, em que os nossos alunos estarão inseridos num futuro próximo. Fornecer-lhes estas ferramentas é mais uma vantagem para que na sua vida profissional sejam capacitados e se transformem em profissionais de excelência”, confirma Claúdio Gonçalves.

Além da entrega dos routers, fez-se a manutenção da parceria da Feira de Inovação Tecnológica do ITEL (FITITEL) 2023.

“Mais do que apoiar o ITEL na melhoria das aulas práticas, apoiamos a criação de oportunidades de emprego e ajudamos a disponibilizar no mercado, profissionais capazes e que elevem as telecomunicações em Angola a um outro nível”, afirma Francisco Pinto leite.

A doação de materiais de Telecomunicações e Tecnologias de informação, avaliado em cerca de 3.500.000,00 Kwanzas, resulta de um programa interno de inclusão digital da Paratus Angola e de transformação sustentável de material, com vias a impactar positivamente as comunidades em que esta inserida.