Connect with us

Sociedade

ITEL promove inserção de jovens no mundo digital

Redação

Published

on

O Director-Geral do Instituto de Telecomunicações (ITEL), André Pedro, anunciou, em Luanda, a criação de ferramentas que permitam que os jovens angolanos estejam integrados no mundo tecnológico e vai-se trabalhar com as instituições de ensino para que as Tecnologias de Informação e Comunicação sejam instrumentos ao serviço da comunidade.

A garantia foi dada, neste sábado, 13, no acto de encerramento de mais uma sessão formativa, no âmbito do programa “Ngola Digital”, coordenado pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), tendo sido entregues, na ocasião, diplomas a formandos do ramo da Informática.

Desde o início da capacitação, o ITEL formou mais uma dezena de técnicos, com vista a preencher uma lacuna no sector da Educação, sobretudo, nas áreas de Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação.

A formação teve início no dia 25 de Janeiro e terminou no dia 12 do corrente mês, com a duração de 03 semanas (45 horas).

O director do Instituto de Telecomunicações, André Pedro, encorajou os formandos a dedicarem-se arduamente, colocando em prática, os conhecimentos absorvidos no decurso da formação no ITEL.

O responsável realçou ainda que a formação de técnicos médios, organização e formação de especialistas no ramo, apoiar a formação básica e organizar seminários, conferências e outras iniciativas, são obrigações fulcrais que ajudam no cumprimento de tal missão e na execução de tudo quanto serve para promover os objectivos do Instituto.

“Com estas ferramentas das novas tecnologias, os estudantes devem aproveitar o máximo para aumentar os seus níveis de conhecimento em tempo da covid-19”, realçou André Pedro.

Já o professor Paulo Raúl Carlos, que falava em nome dos restantes participantes da formação, disse que será uma mais-valia para as instituições de ensino acolherem jovens, crianças e adolescentes no domínio das tecnologias.

Enfatizou os novos conhecimentos adquiridos que serão postos em prática, tendo os formandos agradecido a Direcção do ITEL, por lhes ter proporcionado a formação que os ajudará a estar mais próximo do que se pretende do mundo digital.

A actividade faz parte do programa de aumento da capacitação de quadros ligados a escolas, centros infantis e orfanatos, no sentido de dar melhor aproveitamento às salas de Informática que foram entregues a instituições de ensino, no âmbito de um programa do MINTTICS, que visa o aumento da literacia digital por parte das crianças, adolescentes e jovens.

Com este projecto, o ITEL promete continuar a capacitar os técnicos para que as instituições possam gerir as salas de Informática.

Além dos responsáveis do ITEL, esteve presente no acto de entrega dos certificados, o PCA do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento das Comunicações (FADCOM), Américo dos Santos.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (86)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (17)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD