Connect with us

Sociedade

ITEL desenvolve soluções para ajudar no combate ao novo coronavírus

Redação

Published

on

Duas invenções de estudantes, professores e técnicos do Instituto de Telecomunicações (ITEL), em Luanda, vão reforçar o combate ao novo coronavírus, numa altura em que o país contabiliza 4.236 casos positivos da doença.

Trata-se de lavatório automático e túnel de higienização ou desinfecção corporal, que já estão a ser produzidos no país em pequena escala, numa parceria entre o ITEL e a empresa angolana Agility Lda.

Os equipamentos, com tecnologia ITEL, registam uma produção diária de três unidades de lavatórios e igual número de túnel de higienização, segundo o director da Agility Lda, António Pinto, sublinhando que em stock a empresa possui 15 unidades.

“Hoje parece-nos que estamos a escrever um capítulo histórico no percurso da nossa instituição”, afirmou o director- geral do ITEL, André Pedro Neto, na sessão de apresentação pública, lançamento dos equipamentos de biossegurança e de assinatura do protocolo de cooperação com a Agility Lda, para a produção dos equipamentos.

Presente ao acto, o secretário de Estado para as Telecomunicações, Mário Oliveira, felicitou o trabalho de investigação que tem sido feito pelo ITEL e destacou o facto da instituição se ter associado à indústria para a produção dos dois equipamentos.

Já o secretário de Estado para o Ensino Secundário, Gildo Matias, incentivou a comunidade empresarial a se juntar às instituições de formação e aproveitar a capacidade e as soluções nelas existentes.

“É importante que o nosso sector empresarial esteja atento a essas iniciativas, tendo em vista o desenvolvimento do nosso país”, observou Gildo Matias, para quem as instituições de ensino e a indústria devem seguir juntas.

Disse que a parceria para a produção dos dois equipamentos vai reforçar a criação de condições de biossegurança nas escolas, numa fase em que o país prepara o regresso às aulas interrompidas, há vários meses, em consequência da progressão da covid-19.

Governo angolano anunciou a retomada, de forma gradual, das actividades lectivas presenciais, nas escolas públicas e privadas nacionais a partir do próximo mês de Outubro.

Por Angop

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (77)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (15)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2020 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD