Mundo
Israel reconhece Somalilândia como Estado independente
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, anunciou esta sexta-feira, 26, o reconhecimento da República da Somalilândia como um Estado independente e soberano, informou o gabinete do chefe do governo do Estado judeu.
“O primeiro-ministro anunciou hoje o reconhecimento oficial da República da Somaliland como um Estado independente e soberano. O primeiro-ministro Netanyahu, o ministro das Relações Exteriores Sa’ar e o presidente da República da Somalilândia [Abdirahman Mohamed Abdallah] assinaram uma declaração conjunta e mútua. Essa declaração está de acordo com o espírito dos Acordos de Abraão, assinados por iniciativa do presidente [dos EUA] [Donald] Trump”, disse o comunicado.
Segundo a Agencia de Notícias Russa, TASS, o escritório acrescentou que Israel “planeja expandir imediatamente suas relações com a República da Somalilândia por meio de ampla cooperação nos campos de agricultura, saúde, tecnologia e economia.”
A Somalilândia, localizada na parte noroeste da Somália, na costa do Mar Vermelho, declarou independência unilateralmente em 1991, mas ainda não recebeu reconhecimento internacional.