Connect with us

Mundo

Israel planeia nova ofensiva militar contra Rafah

Published

on

O ministro israelita da Defesa revelou hoje o “planeamento minucioso” de uma ofensiva militar contra Rafah, indicando o avanço da operação, apesar das preocupações internacionais sobre a segurança de centenas de milhares de palestinos naquela cidade de Gaza.

Aos jornalistas, o ministro Yoav Gallant indicou as pesadas perdas infligidas ao grupo islamita palestiniano Hamas e que Rafah é “o próximo centro de gravidade” que Israel pretende atingir.

“Estamos a planear minuciosamente as futuras operações em Rafah, que é um reduto significativo do Hamas”, segundo o ministro, que se escusou a avançar datas, embora Israel já tenha dito que irá primeiro desenvolver um plano para retirar os civis.

Estima-se que 1,4 milhões de palestinianos, mais de metade da população de Gaza, estejam em Rafah, a maioria dos quais são deslocados devido aos combates noutras zonas do território, estando centenas de milhares de pessoas em extensos acampamentos.

Com agências internacionais 

 

Ataque a Rafah: potências mundiais recriminam avanço israelita na Palestina

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.